quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Seu lar, seu castelo

A imagem pode conter: texto

Por mais edificantes que as viagens sejam, e que seja bom estar com os novos amigos e irmãos que elas proporcionam; é sempre bom retornar à casa e dormir na própria cama. Existe uma ideia milenar, que define o lar de alguém como seu castelo. Concordo em número, gênero e grau, como esta definição. Portanto, penso que devemos trabalhar pela unidade da família - tarefa exaustiva; ainda que os ventos da desunião insistam em fustiga-la. Jamais devemos permitir que, na família, as discussões - sejam elas políticas, esportivas, religiosas ou qualquer outra - partidarizem e dividam seus integrantes.

Ainda sobre viagens... Hoje precisarei estar no polo do CEFORTE lá em Cascadura, para discorrer sobre o cuidado que precisamos ter com nossa própria vida. E enquanto reflito sobre este assunto; me surpreendo com o aumento e evolução dos meios capazes de contaminar os cristãos; até mesmo os obreiros mais experientes. Esta queixa do salmista - "Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma." (Salmos 142:4) - aponta para o cuidado devido aos que nos rodeiam. Mas... Como cuidar dos outros, se não cuidarmos de nós mesmos? Sim! Na vida o cuidado pessoal é indispensável.

Este texto é um importante sinal de alerta à todos nós: "...sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (1 Timóteo 4:12-16). É fácil constatar... Que todo aquele que se cuida, se preserva.

Esta canção de Anderson Freire é toda cuidado pessoal:
https://youtu.be/tKJ9Lp3GwHs

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar