terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Provação do crente


Nesta manhã, estive refletindo sobre a provação do crente. E cheguei à conclusão, que um crente, quando sob dor e sofrimento; pode se tornar um revoltado ou um poeta, dependendo do modo como lida com suas  dores e tribulações. Tentei pensar em Daniel na cova dos leões; nos três rapazes na fornalha ardente, e em Paulo e Silas no cárcere... E me dei conta, que o denominador comum entre eles e outros servos de Deus que passaram por situação parecida, foi o fato de terem sabido entrar e sair de suas prisões; sem perder o foco da Verdade; nem do propósito de Deus através da dor que lhes fora imposta. Nós, crentes, precisamos aprender a lidar com a provação.

Deus me fez lembrar de um hino congregacional antigo, que cantei muitas vezes... Ele diz numa estrofe: "os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação; e do céu as lindas melodias se ouviram na escuridão". Muitas vezes, lembrar experiências antigas pode revitalizar a fé. Glória a Deus! Isto tem acontecido comigo... Muitas vezes! Não é de hoje, tenho percebido que a diferença entre um reclamante e um profeta está no modo como ambos reagem às provações que enfrentam. Enquanto um procura ouvir a voz de sua alma queixosa e encontrar seu culpado; o outro procura ouvir a voz do Senhor e entender o Seu propósito; sem jamais perder a esperança do céu.

Gosto muito de meditar na epístola aos Filipenses. E este texto me ensina e conforta: "Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:10-13). Ela é a epístola do louvor! E foi escrita por Paulo, o mais experiente apóstolo de Deus!

Eu me deleito com esta doce canção - "Mais que um sonho" - entoada pelo Grupo Hagios:
https://youtu.be/EI3qXbpGrxM

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar