quinta-feira, 7 de março de 2013

Provação ou disciplina


Num destes dias, após passar algum tempo em oração, fui levado a refletir sobre dois tratamentos; tão semelhantes entre si, mas com finalidades diferentes. Não é de hoje, tenho aprendido na Palavra que - aos Seus filhos - o Senhor tanto fortifica como corrige. A questão é que os procedimentos são tão parecidos em sua execução que, as vezes, ficamos sem saber quando é provação ou disciplina. Então, passei a ver da seguinte maneira, o modo como Deus nos trata: Em algumas ocasiões, Ele utiliza o deserto da provação para nos testar e fortalecer; outras vezes, utiliza a vara da correção para nos disciplinar.
 
Geralmente, disciplina e prova são respostas de Deus - mais freqüentes do que muitos pensam - a determinados procedimentos nossos, com o propósito de nos conduzir em Seu caminho. Existem ocasiões em que dois filhos de Deus parecem enfrentar as mesmas lutas e sofrer os mesmos conflitos; mas, os objetivos podem ser diferentes: Enquanto um está sendo provado, para ser preparado para desafios maiores; o outro está sendo disciplinado, devido ao modo como vem se conduzindo na vida. É como se ambos estivessem andando em um deserto, sofrendo as mesmas sensações, mas por razões diferentes.
 
Assim, por tudo aquilo que tenho visto e ouvido desde o dia em que me converti ao Senhor; tenho notado com relativa freqüência que alguns crentes - ao passarem por lutas e dificuldades - louvam e exaltam o Senhor, demonstrando gratidão a Deus por Seu amor e cuidado; Mas outros - passando pelas mesmas aflições - reagem negativamente, culpando e atribuindo o seu sofrimento a alguém; vociferando que suas lutas são fruto de inveja; ou de perseguição; ou mesmo de injustiças praticadas contra si. Enfim... Enquanto um exalta a Deus em meio a provação; o outro curte a sua disciplina em murmuração.
 
Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar