sexta-feira, 4 de maio de 2012

Barco em movimento


Alguns dias atrás, o Pb Thiago Barreira postou que "Um barco no porto parece estar seguro, contudo, com o tempo, seu casco irá apodrecer". Ele concluiu a postagem, orientando que devemos buscar oportunidades e não somente segurança. Li e reli esta declaração; procurando meditar nesta reflexão... E concluí - cá com os meus botões - que são duas coisas distintas: Oportunidade e segurança!

Então, comecei a matutar... Realmente, quando um barco permanece muito tempo ancorado, seu casco fica tomado de cracas - espécie de crustáceo - afiadas que nem navalha. Ainda garoto, no ancoradouro de Jurujuba, bairro costeiro de Niterói - onde fui criado - convivia com esta cena; e cheguei a ferir-me nas cracas em alguns dos meus mergulhos. Daí até o apodrecimento do casco é uma questão de tempo.

E também são duas verdades facilmente comprovadas. Na grande maioria das vezes, "oportunidade" implica em certa dose de risco - calculado ou não. E a busca por "segurança" pode significar acomodação pura e simples. Ao longo de minha vida, tenho percebido pessoas permanecerem no mesmo lugar em todo o tempo - sem coragem de enfrentar o "novo" - justamente para não perder sua aparente segurança.

Enfim... Não existe oportunidade sem risco! E, para quem deseja apenas segurança, basta ficar parado em algum lugar que julgue seguro... Todavia, arriscando-se a se encher de cracas e apodrecer aos poucos. Mas, se alguem deseja algo da parte do Senhor que vá além de segurança imprecisa, precisa se manter em movimento - abraçando as oportunidades que Jesus lhe dá - enquanto caminha em direção a Deus!

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar