sexta-feira, 11 de março de 2011

RESPIRE 2011 no Acampamento Salém

Célia e eu, arrumamos as bagagens no carro e saímos - rumo ao Espírito Santo, meu Estado de nascimento. Nossas netas - Isabela e Rafaela, seguiram conosco nesta viagem. Saímos na sexta-feira pela manhã, com a intenção de chegar ao anoitecer no município de Serra, nas proximidades de Vitória. É a temporada de Retiros por ocasião do Carnaval! A maioria das igrejas reúnem os seus membros e os leva para um lugar à parte. Aleluia!

A viagem cheia de riscos, por ser um fim-de-semana atípico, teve um momento de grande satisfação: Em nossa passagem pela cidade de Iconha, fizemos uma breve parada na lanchonete "Rancho dos Queijos" - pertencente ao Pastor Moacir, da "igreja em organização" de Piuma; o qual estava ali, casualmente. Foi grande a alegria que sentimos, quando nos encontramos. Ele mandou preparar um lanche especial para nós. Aquele momento foi um presente do Senhor - como um oásis no deserto. Que bênção!

Chegamos a noite no Salém (o Pastor Calegari e Simone chegaram um dia depois) - a tempo de poder saborear a deliciosa sopa preparada para os acampantes que haviam chegado na véspera. O Retiro teria seu inicio no dia seguinte, com o café da manhã). Depois de um bom banho, fomos dormir na suite que nos estava reservada (o Acampamento Salém já tem 14 suites prontas - e 14 em obras).

Penso que a grande maioria dos wesleyanos não deve saber que a sigla "RESPIRE" foi cunhada por nós, na década de 70, para os retiros espirituais que promovíamos por ocasião do Carnaval, em Governador Valadares; cujo significado era: Retiro ESPIritual de REnovação). E o tema escolhido, para este RESPIRE 2011 não poderia ter sido mais oportuno:

Avivamento - fruto de um coração abrasado

As reuniões foram marcadas por manifesta unção de Deus. O Espírito Santo agiu com liberdade em nosso meio. Todos os preletores foram usados por Deus, na ministração que fizeram. As vigílias foram bem frequentadas, com grande visitação do Senhor sobre os participantes. Houveram revelações e profecias, trazendo edificação, exortação e consolação a todos os presentes. Creio que os frutos deste retiro, irão perdurar por algum tempo na vida de todos os que dele participaram.

Alguns destaques que observei

Foram mais de trezentos inscritos, dos três Distritos da Grande Vitória (Guarapari, Vila Velha e Vitória). Isso sem contar os que passavam apenas o dia no ambiente do RESPIRE. A comida foi fartamente servida aos presentes. Além de fartas, as refeições eram muito saborosas. O café da manhã, sempre com frutas, tudo servido em abundância. A Coordenação pensou em todos os detalhes. O espaço de lazer foi muito utilizado pelos mais jovens. O campo de futebol; o campo de basquete; o campo de futebol Society; a piscina. Enfim... Não faltou espaço de diversão para a mocidade presente. As novas instalações eléctricas - padrão de excelência - não permitiram nenhuma queda de energia. E foram consumidos cerca de cinquenta mil litros de água por dia.

Todavia, o item que mais me impressionou, foi o grau de unidade e de comunhão entre os pastores e obreiros. Começando pelos três SD: Pastor Geraldo Lúcio; Pastor Jorge Perim; e Pastor Marcus Ely. Era notável a comunhão e unidade dos obreiros dos três Distritos. O companheirismo deles contagiava a todos. Penso que a grande maioria dos pastores e obreiros do Distrito, estiveram presentes no RESPIRE.

Realmente, o Acampamento Salém vive um novo tempo. Tenho certeza que, quem conheceu o nosso Acampamento antes da administração do Presbítero Motta; há de notar as enormes diferenças entre o Salém "de ontem" e o Salém "de hoje". É a mais pura verdade: Nosso Acampamento está cada dia mais bonito! Glória a Deus!!!

Cordialmente;
Bispo Calegari

(Segue narrativa detalhada do Pastor Jorge Luiz Perim, sobre o Retiro no Salém):

O recém encerrado RESPIRE 2011 foi maravilhoso!
Três Distritos e Uma Só História: Um Grande Mover de Deus sobre Corações Abrasados!

O Acampamento Salém já está diferente... já tem uma cara nova... já é legal passar por lá! Ali ficamos acampados nos últimos quatro dias de retiro... e o SENHOR ali esteve conosco! Aleluia!!! Quem foi conferir, aproveitou pra ficar e curtiu um momento de Deus com a Igreja. Alias... Deus e muita gente boa estiveram conosco:

Nosso querido Bispo e sua mui digna esposa, a Missionária Maria Célia, brilharam nestes dias: Com sorrisos, presença e unção: foram os pais da grande família ali reunida. Muito Obrigado! A companhia da família episcopal: Pr. Calegari Filho, irmã Simone e suas lindas filhas, Isabela e Rafaela trouxeram mais brilho ao nosso retiro.

Os maestros de nossos Cultos: Pr. Elbo; Pr. Sidenilson; Pr. Aroldo; Pr. Wesley; Souberam reger com graça os momentos de celebração! Os coordenadores de nossas vigílias: Pr. Sérgio Loyola; Pr. Alvino; acompanhados de outros homens ungidos e inflamados por Deus, deram sabor ao recheado banquete do mover do Espírito Santo sobre Sua Igreja.

Nossos coordenadores pagaram o seu preço: gente que ora e gente de oração: todos reunidos! Nossos pastores venceram seus próprios medos e acreditaram na realização do evento: é isso aí: DEU CERTO! Parabéns! Até para aqueles que não tiveram fé suficiente para envolver seus pequenos rebanhos: Deus nos deu tudo na boa e certa medida do Céu!

Nossos Líderes de Equipes se mostraram hábeis: mandaram ver! Bom trabalho! Aprendemos muito! Sei que vamos fazer ainda melhor! Outros virão... Contamos com vocês! Obrigadão!

E a galera!!?? Só a Metodista Wesleyana tem este povo bonito! Todos foram DEZ! Nossos acampantes deram show... O acampamento funcionou bem... Perdoaram nossas pequenas falhas técnicas e ainda ajudaram bastante em muito... Queremos esse povão de Deus - os "filhos de meu Pai" - juntinho com a gente no próximo ano. Valeu!!!

É preciso lembrar e agradecer ao casal: Pb. Motta e Rita, gente de Deus: vocês são bênçãos! Sem a consciência da vossa missão nada disso, hoje, seria possível: Brigadãããããõooooo! A equipe maravilhosa da operante e incansável Cantina: povo bonito que Deus ama! É bom lembrar também a abençoada equipe da Cozinha, com as refeições que pareciam até aquelas dos melhores restaurantes. E não devemos esquecer da equipe de Limpeza - sempre presente; e da equipe da Segurança.

E por aí vão os nomes de um monte de "Filhos de Deus" que fizeram deste RESPIRE um marco no limiar de um novo tempo para os Distritos de Guarapari, Vila Velha e Vitória, bem como o nosso querido estado do Espírito Santo: nossos preletores, pregadores e motivadores espirituais:

1. Pr. Hermes: juntou-se a Joel e Habacuque e nos ensinou o que fazer para não perder a visão.
2. Bpo Calegari: revelando claramente as "etapas" que anunciam os tempos da vinda do Rei.
3. Rev. Geraldo Lúcio: Tomou a unção de Isaías 61, e revelou-nos que Deus leva Seus ungidos a lugares estranhos.
4. E, unido a sua esposa - irmã Marleide, revelaram as presentes quem são os "Homens e Mulheres Segundo o Coração de Deus".
5. Pr. Anacleto: Usando Atos 1:8 revelou-nos o avivamento que flui de corações abrasados.
6. Pr. Perim: Revelou a intimidade de uma geração que escolheu assentar-se na 1ª cadeira
7. Pr. Marcus Ely: Mostrou-nos a face do chamado divino para sua Igreja.
8. Pr. Gedson: Revelou-nos o real sentido do louvor na vida dos adoradores.
9. Pr. Abdruschim: Apresentou-nos a dinâmica viva dos dons e ministérios na Igreja.
10. Pr. Marcos Machado: Que mostrou aos filhos de Deus uma visão de conquista.
11. Pr. Calegari Filho: Mostrou o que os olhos vêem sobre as Muralhas Intransponíveis de Jericó.
12. Irmã Suzana Machado: Despertada por Deus para uma visão da graça de Deus sobre as Finanças com Propósito, moveu as estruturas da miséria e despertou um exército de mordomos do Senhor ali.
13. Miss. Maria Célia: que com seus Testemunhos, acrescentou mais fé aos coração dos servos de Deus ali presentes.
14. Pr. Amarildo Amaro: Se juntou a Josué e a Rute, para nos ensinar a "Vencer as Barreiras da Impossibilidade" e a alcançar um Vida Vitoriosa, deixando um marco de avivamento profético na alma de todos os presentes.

E certamente existem os anônimos: Um... Ou outro... Ou você: Deus sabe quem você é e o que você fez! Muito obrigado! Parabéns! Sua atitude não foi em vão: o Acampamento Salém viu e recebeu um grande vento de avivamento do SENHOR neste dias. Orgulhe-se em dizer: Eu estava lá!!!

O Povo de Deus que ali chegou, retornou com mais bagagem do que a que trouxeram. E outros dias virão! O nosso querido Acampamento Salém já sorriu para muita gente nestes dias. Pastores e Igrejas são convidados especiais para se servirem das estruturas que ali surgem. E, é claro, arrume outra mala, pois 2012 vem aí, trazendo consigo os Ventos de Crescimento e Comunhão da Igreja do SENHOR!!! Nossos Distritos; Nossas Igrejas; Até a última Casa; A última Barraca!!!

Nos encontramos neste caminho.
Grande abraço fraterno aos "Filhos de Meu Pai!"
Do amigo sempre, Pastor Perim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar