segunda-feira, 14 de março de 2011

O poder da oração secreta

"Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará"
(Mateus 6.6)

Existem muitos lugares bons para se orar, quando nos apresentamos com sinceridade e coração contrito diante do Senhor. Eu mesmo, nunca fui preso a um lugar em especial; embora, alguns lugares tenham a minha preferência, quando procuro me prostrar perante o Senhor.

Todavia, Jesus faz menção direta a este lugar sagrado para a oração - o nosso quarto. Ele faz uso de algumas frases interligadas: "Quando orares"; "Entra no teu quarto"; "Ora a teu Pai que está em secreto"; "Teu Pai que vê em secreto, te recompensará". São frases que se interligam, apontando para a oração secreta - a oração que Deus vê em secreto.

Em minha experiência com a oração secreta, tenho percebido que os fatos e as preocupações; bem como os assuntos que me levam a intercessão, nem sempre obtém respostas imediatas - ou mesmo a médio prazo. Alguns casos que tenho apresentado em intercessão perante o Senhor, a resposta veio por etapas. Outras respostas levam um longo tempo para chegar. Existem casos, em que quando a resposta chega, já nem me recordava que havia orado sobre o assunto.

Todavia, independente de circunstâncias ou de resultados, a perseverança na oração em secreto deve se manter, até que se torne uma prática rotineira na vida de quem ora. E existem diversas razões para que não desistamos nunca de orar em secreto. Estou apontando apenas algumas:

1. A oração em secreto funciona como uma arma secreta; sendo de vital importância para a obtenção do favor de Deus. Todos os grandes feitos de homens e mulheres de Deus do passado, tiveram tudo a ver com a oração secreta. Esta atitude é tão importante, que Satanás procura por todos os meios nos impedir de orar.

2. A oração secreta tem um carater preventivo de comprovada eficácia. Ela tem a propriedade de evitar o pior. A oração secreta representa uma barreira contra os ataques do adversário. Não é possível vencermos alguns ataques orquestrados por Satã contra nós, sem que tenhamos a oração secreta como uma autêntica arma secreta.

3. Quando oramos em secreto, nos antecipamos às ações do nosso inimigo. Este tipo de oração elimina o "fator surpresa", que são os ataques de Satanás contra as nossas vidas. O adversário não consegue nos derrubar, se estamos prostrados diante do Senhor, em profunda oração secreta.

4. Um crente que ora em secreto, adquire uma cobertura sobrenatural. Esta cobertura o torna invisível quando precisa estar invisível. E se houver necessidade de brilho, sua vida se tornará um verdadeiro farol. Isso porque a oração secreta lhe confere recursos sobrenaturais que vão muito além dos recursos naturais e humanos de que dispomos.

Para concluir, vale a pena recordar a experiência de Daniel com a oração secreta. Ele mantinha esta prática como rotina em sua vida devocional. Os adversários arquitetaram um plano para destruí-lo; mas "Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer" (Daniel 6.10). É todos nós sabemos como esta história terminou.

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar