quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Templo Wesleyano de Guarapari - Marco de Adoração

Desde que cheguei à II Região, tenho acompanhado o trabalho dos pastores com especial atenção. Alguns desses ministérios me inquietam, pelo nível de polêmica a envolver os mesmos. São pastores com procedimentos repetitivos que assustam e dispersam suas ovelhas. Os tais acabam por me deixar sempre na expectativa de más notícias. É pena! Todavia, existem os ministérios que se tornaram objeto de minha observação, pelo excelente trabalho pastoral, demonstrando alto nível de dedicação, com resultados incomuns.

Tive o prazer de receber o convite, da parte do Pastor Marcus Ely, para a festa de dedicação do templo wesleyano de Guarapari. Como minha agenda de visitas está muito apertada, expliquei ao Pastor sobre esta impossibilidade. Entretanto, como seu desejo era ter a nossa presença no evento, combinamos nossa ida para segunda-feira, dia 8 de novembro (uma data facilitadora, pois se conjugava com nossos "giros" pelo Distrito de Vitória - próximo dali).

Almoço com a Família Pastoral

Neste tão importante dia para a comunidade wesleyana de Guarapari, o Pastor Marcus Ely, juntamente com sua esposa "Mel" e sua filha Susana (Luciana - sua outra filha, não pode nos acompanhar devido ao seu trabalho), nos levou a um restaurante em Meaipe; o lugar é conhecido pelo modo especial de preparar o peixe. O Pastor Geraldo Lúcio, SD do Distrito, juntamente com Marleide, estiveram também. Foi servida uma porção de camarão frito, enquanto aguardávamos a deliciosa "muqueca capixaba". O proprietario, nos enviou também - por conta da casa - um saboroso risoto de camarão e, ao final do banquete, uma sobremesa de fazer suspirar.

Momento Solene

Enfim, chegou o momento da "Dedicação do Templo"! Mesmo tendo estado outras duas vezes em Guarapari, fui tomado de surpresa ao contemplar o resultado do trabalho feito sob o comando do Pastor Marcus Ely. O templo ficou belíssimo! Não tenho a menor dúvida em apontar este templo como o mais belo da II Região, especialmente quando analiso o conjunto da obra. Creio que os dedicados membros desta igreja devem ter feito um esforço enorme para chegar ao ponto em que chegou. Segundo o Pastor Marcus Ely, ainda falta uns 15% de obra a ser realizada para o acabamento total. Todavia, pelo que se pode ver, mesmo que não se fizesse mais nada ali, poucos perceberiam; tamanha a grandeza da obra.

O culto de dedicação foi marcado por quebrantamento e forte emoção; tanto pelos membros da igreja, como pelos convidados que ali se encontravam. Em um templo climatizado, para cerca de 450 pessoas assentadas, a multidão se aglomerou para o evento. Estavam presentes os Superintendentes Distritais dos distritos wesleyanos de Vitória (Pastor Jorge Perim), Cachoeiro do Itapemirim (Pastor Jorge Camargo) e Vila Velha (Pastor Geraldo Lúcio), Foi anotada também a presença de alguns pastores dos distritos de Vila Velha e Vitória; alguns acompanhados de sua família. A unção de Deus permeava todos os atos do culto. O Ministério de Louvor teve uma participação marcada por forte do Senhor. Em seguida. preguei para um auditório atento e interativo. Antes do encerramento, participamos da Ceia do Senhor, em um ambiente de grande espiritualidade. Na etapa final, todos foram ungidos pelos diversos pastores; e fiz a oração de intercessão.

Liderança Local

Durante o cerimonial, foram citados os nomes dos obreiros que compõem o Conselho Local da IMW em Guarapari:
Presbíteros: Gilson Ferreira Barbosa; Jairo Teixeira Dias Júnior; Luiz Cláudio Cesário Pereira e Reinaldo Lyra dos Santos.
Diaconos e Diaconisas: Adriano Carminati; Jéferson Neves Marconcin; Marlon Astore Loureiro; Wanderley Henrique de Oliveira; David Benevides da Silva; Jane Rita Wandekoken de Souza e Maria Elizabeth da Silva Sant’ana.
Outros oficiais: 1) Diretora de Crianças: Vera Lúcia Galvão Oliveira Boni; e Marlene José Vieira dos Reis - Conselheira. 2) Diretora de Adolescentes: Geisiane Barbosa; e Marta Valeria Felix Simões - Conselheira. 3) Diretor de Jovens: Joadir de Souza. 4) Diretor de Adultos: Luiz Felipe Ribeiro Frias. 5) Noticiarista: Elizabeth Coradello Vilela Vieira. 6) Diretora de Ação Social: Joselma Dalmásio de Frias. 7) Diretor de Missões: Wilson Gomes de Araújo. 8) Diretora de Evangelismo: Alcinéia Guimarães dos Santos Lyra. 9) Diretor de Casais: William Newton Bernardino. 10) Dirigente da Tarde da Benção: Elizete Pimenta de Carvalho Furtado. 11) Superintendente da EBD: Joceline Teixeira Dias Pereira. 12) Diretoras de Artes, coreografia, dança e teatro: Gislaine Barbosa e Jenifer Gomes da Silva. 13) Diretora do Ministério de Louvor: Jane Rita Wandekoken de Souza. 14) Diretores de Grupos de Crescimento GCEU: Lázaro Rodrigo Wandekoken e Flávia Guedes Coelho Wandekoken. 15) Diretor de Informática: Alexsander Coradello Vilela. 16) Evangelistas: Moacir da S. Lima Filho - Congregação em Piúma; e Luiz Felipe Ferreira Gallo - Sede e Piúma.

Monumento em Louvor ao Deus Eterno

Mas não podemos deixar de mencionar o importante papel da Família Pastoral - na pessoa do Pastor Marcus Ely, Mel, Susana e Luciana - nesta conquista. Esta família tem demonstrado comprometimento, dedicação, competência e amor; algo que tem sido reconhecido por todo o povo wesleyano, tanto de Guarapari como de toda a II Região. Fomos gentilmente conduzidos aos anexos do templo, com suas diversas instalações: salas para classes bíblicas, departamentos e grupos de discipulado; cozinha e cantina; dois auditórios menores, para reuniões de menor porte. Na verdade, além de ser uma obra para a edificação do povo de Deus; o templo da IMW em Guarapari é um monumento em louvor ao Deus eterno!

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar