quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Giro episcopal pela II Região

IMW de Guiricema

Antes de me referir à igreja de Guiricema, não posso deixar de, aqui, me referir a visita que fizemos à uma de suas congregações. É que, na semana anterior, visitamos a congregação de Tuiutinga, no Município de Guiricema. Célia e eu, sentimos uma alegria em retornar à Tuiutinga, pois estivemos ali a vários anos atrás. Esta congregação, sob a direção do Diácono Gil e da Diaconisa Edione, passou por uma ampla reforma em seu templo, motivo pelo qual estava oferecendo culto de gratidão a Deus. Esta reforma, de apurado gosto, o colocou na relação dos mais lindos templos da II Região (quem visitar aquela congregação, verá que não estou exagerando no que digo).

Quanto a cidade de Guiricema, é uma cidade com cerca de sete mil habitantes. Sua economia gira em torno das indústrias moveleiras, das granjas "piff paff", e da agricultura. Seus distritos contribuem em muito para a saúde de atividade econômica. Por exemplo: Tuiutinga é a terra da Cebola; Vilas boas, a Terra do Tomate; Cruzeiro é a terra da telha e do tijolo de barro. Além das indústrias de móveis e de cerâmica, o setor industrial se fortalece, também, devido a fábrica do tradicional Macarrão Guiricema, bem no centro da cidade. E a IMW está faz parte desta cidade, com forte presença em todos os setores e na vida evangélica da mesma.

A IMW de Guiricema é a 1ª filha da IMW do Valão de Guiricema (Da IMW de Valão, nasceram também as igrejas de: Cataguases, Visconde do Rio Branco, Guidoval, São Geraldo, bem como outras igrejas do distrito de Muriaé). O trabalho wesleyano em Guiricema, teve o seu primeiro membro batizado em 1974 - a Irmã Aurinha Mota. E teve seu primeiro obreiro consagrado em 1976: o Diácono - hoje Presbítero - Geraldo Mota. A igreja possui seu terreno no centro da cidade. Seu templo foi recentemente demolido, para a construção de um novo templo - uma obra arrojada. Enquanto a igreja está sem o seu templo, Célia e eu, participamos de um abençoado culto no "Varandão Metodista Wesleyano da Fé".

Seu quadro de obreiros é formado pela família pastoral - Pastor Francel, irmã Neila, e João Vitor - filho do casal. O corpo presbiterial e formado pelos Presbíteros: Silvano Goulart - Vice Presidente da Igreja e dirigente da congregação no Córrego dos Cunha, zona rural de Guiricema; Orlando e Diaconisa Ireni - dirigentes da congregação Vilas Boas; Diacono Gil e Diaconisa Edione - dirigentes da congregação em Tuiutinga. A sede tem no ministério diaconal, os seguintes irmãos: Célio Speridião, Adílio Vécio, Luis Antônio, Míriam Goulart e Alessandra de Assis.

Ela possui um corpo de membros bem atuante. Dentre eles, destacamos:
O irmão Tarcíso (sempre pronto a ajudar, seja na construção, seja no evangelismo com folheto, e até na montagem do "varandão Metodista Wesleyano da Fé", onde a igreja se reune temporariamente); irmão Almir Mota (contador), que é filho dos fundadores da igreja; Evangelista Romanhol (sargento da PM) sua esposa, a Irmã Lorna Cristina; irmão Nelsinho, que exerce a profissão de Pintor; o Secretario municipal da cultura - irmão Gilmar Capobiango, que doou, para a associação da IMW, uma fábrica de vassouras ecológicas; O Presidente da Câmara dos Vereadores de Guiricema - irmão José Teixeira Júnior (autor da lei do dia do evangélico, feriado municipal); A irmã Laurita (que tive a satisfação de visitar, juntamente com o Pastor Francel); Diácono Célio e irmã Rosa (sogro e sogra do Pastor Francel); o irmão Roni e Fátima, casal que cedeu sua garagem para a instalação provisória da fábrica de vassouras.

Reunião com a liderança do Distrito de Muriaé

Pela manhã tivemos o prazer de ter uma reunião com toda a liderança do Distrito de Muriaé (faltando apenas o Pastor Fabiano, que encontra-se internado para submeter-se a uma cirurgia)
Na ocasião, fui surpreendido com as homenagens recebidas, devido ao meu aniversário.
Almoçamos juntos ao final, um delicioso almoço, com farta sobremesa; com direito a bolo de aniversário e tudo.
Tudo preparado com muito carinho pelos queridos irmãos da IMW do Valão de Guiricema - uma das nossas mais antigas igrejas em Minas Gerais; sendo o seu antigo templo, o primeiro templo wesleyano - declarado "Patrimônio Histórico", em janeiro de 2009, pelo Concílio Regional da II Região - construído em solo mineiro.

A tarde, demos uma "passada" em Guidoval, atendendo a um pedido do Aspirante João Marcos, para vermos um terreno em pleno centro da cidade, sobre o qual falaremos oportunamente.

IMW de Visconde do Rio Branco

Fechamos o dia, com um grande culto de inauguração do novo salão de cultos da IMW de Visconde do Rio Branco (o seu salão próprio está pequeno para abrigar os sonhos e visões da liderança daquela igreja, sob o comando do Pastor Wellington).
Dormimos novamente em casa do Pastor Francel e sua esposa, a irmã Neila (é assim mesmo que se escreve). E no dia seguinte, após delicioso café da manhã, saimos apressadamente, pois teriamos que percorrer longa distancia para estarmos em Cachoeiro do Itapemirim, a tempo de almoçar em casa do SD Pastor Jorge Camargo. Mas, quanto a esta visita, achei por bem relatar como "Bastidores da Memória", pois somente assim podemos dar um destaque especial ao que vimos no Alto Coramara.

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar